01 maio 2016

(…)
E a húmida noite já tomba do céu e induzem ao sono as estrelas a declinar. Mas se tens tanto interesse em conhecer as nossas tribulações e ouvir contar sucintamente a derradeira provação de Tróia, embora o meu espírito se horrorize com a lembrança e queira subtrair-se à mágoa, vou tentar.

Alquebrados pela guerra e repelidos pelos Fados, os chefes dos Dánaos, transcorridos já tantos anos, constroem pela divina arte de Minerva um cavalo que se assemelha a uma montanha, e cobrem-lhe os costados com abeto afeiçoado. Fingem tratar-se de um voto pelo regresso, e é este o rumor que se espalha. Lá dentro, em tenebrosas concavidades, encerram furtivamente uma selecção de valentes varões, tendo tirado sortes e, enchem até ao fundo as ingentes cavidades do bojo com guerreiros armados.

Ao alcance da vista encontra-se Ténedo, ilha muito famosa, próspera enquanto perdurava o reino de Príamo, agora apenas uma enseada e um abrigo de pouca confiança para os navios. Tendo-se dirigido para lá, escondem-se na costa deserta. Nós pensavamos que eles tinham partido e velejavam em direcção a Micenas. Por isso toda a terra dos Teucros largou um longo luto. Abrem-se os portões, comprazemo-nos a sair e ir ver os arraiais dóricos, os lugares ermos, a praia abandonada. Aqui estavam as tropas dos Dólopes, ali acampava o terrível Aquiles. Este era o local da armada, aqui costumavam eles connosco em batalha contender.

Alguns pasmam com a letal dádiva da virgem Minerva e admiram a imponente massa do cavalo. Timetes é o primeiro a exortar a que se leve para dentro das muralhas e se coloque na cidadela, fosse traição ou sina já de Tróia. Mas Cápis e os de maior discernimento aconselham que se lance ao mar esta armadilha dos Gregos, as suas dádivas suspeitas, que se queime pondo-lhe fogo debaixo, ou então que se lhe abra um buraco e se sondem os côncavos esconderijos do ventre. A multidão, hesitante, divide-se entre atitudes contrárias.

À frente de uma caterva, acode ao local o enérgico Laocoonte, vindo do alto da cidadela, e de longe brada:
- Ó desgraçados concidadãos, que loucura tão grande é esta? Acreditais que se foram os inimigos? Julgais que há alguma dádiva dos Gregos exempta de insídias? É assim que conheceis Ulisses? Ou neste madeiro se ocultam Aqueus ou se trata de uma máquina construída contra as nossas muralhas, para espiar as nossas casas e para vir cimeira por toda a cidade, ou há aqui alguma tramóia. Não vos fieis no cavalo, ó Treucos. Seja isso o que for, receio os Dánaos, mesmo quando trazem presentes.
(…)

Vergílio in Eneida

1 comentário:

Koshik disse...

I think this is one of the most significant info for me.
And i’m glad reading your article. But should remark on some general things, The web
site style is wonderful, the articles is really excellent


BA 3rd Year Result

BCom 3rd Year Result

Vikram University BA 3rd Year result

BA 1st Year Result