"Não sei que importância tem ou em que medida é uma prova singular o facto de o indivíduo seguir assim, até nas suas mais significativas caminhadas, o movimento geral da raça; mas sei que algo semelhante ao instinto migratório das aves e dos quadrúpedes - que, em certos casos, se sabe ter afectado a espécie de esquilos, ao impelir estes animais para um movimento geral e misterioso, pelo qual, dizem alguns, são vistos a atravessar os rios mais largos, cada qual na sua casca, alçando a cauda como se fora uma vela, e, com os seus mortos, formando pontes sobre cursos de água mais estreitos -, algo semelhante ao ímpeto que se apodera do gado doméstico da Primavera, e a que chamamos ter bichos-carpinteiros, afecta, perenemente ou de tempos a tempos, quer as nações quer os homens.
Nem um só bando de gansos selvagens e grasnantes cruza a nossa cidade sem afectar até certo ponto o valor das propriedades por estas bandas, um incómodo que, se eu tivesse por ofício a venda de terrenos, provavelmente levaria em conta.
É então que apetece, em peregrinação,
Aos santuários ir de cada região.
Todos os crepúsculos que contemplo me inspiram o desejo de rumar para um oeste tão longínquo e resplandecente como aquele em que o sol mergulha. O sol parece migrar diariamente para oeste e incita-nos a segui-lo. É ele o Grande Pioneiro do Oeste seguido pelas nações. Sonhamos toda a noite com os cumes das montanhas que vemos no horizonte, embora elas não passem de condensações de vapor, douradas por derradeiros raios de sol. A Atlântida e as ilhas e os jardins de Hespérides, uma espécie de paraíso terreno, parecem ter sido o Grande Ocidente dos Antigos, envolto em mistério e poesia. Quem, ao contemplar o céu ao pôr-do-sol, não imaginou já ver os jardins das Hespérides e a origem de todas as fábulas?
Colombo, mais do que ninguém, sentiu o apelo do oeste. Obedeceu a esse impulso e descobriu o Novo Mundo em nome de Leão e Castela. O rebanho de homens dessa era sentia de longe o cheiro de novas pastagens".
Henry David Thoreau in Caminhada
Sem comentários:
Enviar um comentário