19 novembro 2012

"Todas as combinações até agora verificadas baseiam-se no contrabando de material pertencente ao Lager. Por isso, os SS são tão rigorosos na sua repressão: o próprio ouro dos nossos dentes pertence-lhes, pois, uma vez extraído dos maxilares dos vivos ou dos mortos, tudo vai parar, mais tarde ou mais cedo, às suas mãos. É portanto natural que se preocupem com que o ouro não saia do campo. 

Mas contra o roubo pura e simples, a direcção do campo não prevê nenhuma medida. Isto é demonstrado pela atitude de grande conivência manifestada pelos SS em relação ao contrabando contrário. 

Neste caso, as coisas são, em geral, mais simples. Trata-se de roubar ou receptar alguns dos vários utensílios, ferramentas, materiais, produtos, etc, com os quais estamos diariamente em contacto na Buna por razões de trabalho; introduzi-los no campo à noite; encontrar o cliente e efectuar a troca com pão e sopa. Este tráfego é muito intenso: para alguns artigos, que são absolutamente necessários para a vida normal no Lager, esta, do roubo na Buna, é a via regular de abastecimento. São típicos os casos de vassouras, das tintas, do fio eléctrico, da graxa para os sapatos. Refira-se como exemplo o tráfego desta última mercadoria. 

Como já se indicou, o regulamento do campo dita que todas as manhãs os sapatos engraxados e limpos e cada Blockaltester é responsável perante os SS pela observância desta ordem por parte de todos os homens da sua barraca. Poder-se-ia, portanto, pensar que cada barraca está contemplada com uma distribuição periódica de graxa, antes de mais, que cada barraca recebe, à noite, uma distribuição de sopa que é bastante mais alta que o conjunto das rações regulamentares; o excedente é distribuído arbitrariamente pelo Blockaltester, o qual tira, em primeiro lugar, as ofertas para os seus amigos e protegidos, em segundo as compensações devidas aos varredores, aos guardas da noite, aos controladores dos piolhos e a todos os outros funcionários-proeminentes da barraca. O que ainda sobra (e qualquer Blockaltester experiente faz com que sobre sempre parte) serve precisamente para as compras." 

Primo Levi in Se Isto é um Homem

Sem comentários: